Sobre o Acervo

7/17/2015 0 Comments

O blog/site "Acervo Rio Branco" nasceu a pedido de riobranquenses e integrantes da imprensa americanense apaixonados por história. Pensando nisso, em novembro de 2014, formulei um projeto de site de um acervo histórico, mas que infelizmente não saiu do papel (e tudo indicava que nem mesmo futuramente iria sair). 

Mesmo com o projeto encalhado, as pesquisas sobre a história do Rio Branco, Americana EC e Vasquinho continuaram. E, em fevereiro de 2015, fui convidado a participar do programa "Brasil Futebol Clube", da Rádio Brasil, apresentado por Eduardo Coelho "Fofão", para contar um pouco desse projeto de resgate histórico do Tigre da Paulista. Além disso, o produtor do programa "Planeta Bola", Leonardo Coutinho, sabendo do meu conhecimento histórico, convidou-me a fazer um especial de "100 anos do dérbi", divido em cinco capítulos, contando um pouco da história do confronto entre Rio Branco/Vasco/AEC e União Barbarense. 

Foram dois fatos determinantes para a volta desse projeto. A participação no programa do "Fofão" foi muito positiva, rendeu elogios e as primeiras reivindicações para que o projeto do site fosse retomado.  E, com o especial do dérbi no Planeta Bola, apresentado por Ricardo Camargo, ganhei mais elogios e mais cobranças para a volta do site, sendo até mesmo reivindicado por alguns unionistas nas redes sociais. 

Outra participação importante é na Super Rádio Piratininga, de Guaratinguetá, no programa Vale Esportivo, apresentado e produzido por Bruno Leandro Barros. Constantemente, faço o boletim do Rio Branco e trago informações históricas para os ouvintes do Vale do Paraíba. Isso fez com que muitos guaratinguetaenses se apaixonassem ou criassem uma identidade com o alvinegro americanense. 

E, claro, contando com o apoio de torcedores riobranquenses fanáticos como: Fernando Guerreiro, Gabriel Menossi e o próprio Ricardo Camargo, bem como de outros alvinegros e outros apreciadores do meu trabalho, resolvi retomar o projeto do "Acervo Rio Branco" e divulgar este site para os torcedores e simpatizantes do nosso Tigre da Paulista. 

O objetivo do acervo é um: divulgar e contar um pouco da história do Rio Branco Esporte Clube, do Americana Esporte Clube e do Esporte Clube Vasco da Gama.

Aqui você encontrará matérias minhas da época de redator do site do Roger Willians, outro grande incentivador desse projeto. Matérias feitas pelo próprio RW. Dados históricos e algumas matérias feitas pelo também historiador riobranquense Cláudio Giória, um amigo e colega pesquisador que simplesmente está produzindo um material fantástico do Tigre. E, claro, novas matérias minhas, do meu acervo que cresce a cada dia, mas ainda é pequeno perto da grandiosidade da história riobranquense. 

Ah! Claro! Este blog é um aperitivo. Todo historiador tem o mesmo sonho e objetivo: escrever um livro/almanaque divulgando totalmente o seu trabalho. E isso não é diferente comigo. Até por isso também estou fazendo o meu almanaque dos mais de 100 anos do alvinegro (mas incluindo Vasco e AEC numa seção a parte e as bases do Rio Branco), um livro contando a história do título da terceira divisão de 1968 do Vasco e de 2012 do RB, e todo um material de partidas e áudios para incrementar o pacote. 

Ate lá, você pode conferir alguns dados neste blog/site. Aprecie sem moderação. A história do Rio Branco é um conjunto de pérolas, muito valiosas, mas que se fragmentaram com o tempo e precisam ser restauradas. E é honroso para qualquer um poder restaurar, polir e fazer dessa história um grande colar de pérolas. Mostrando, assim, o quão valioso é o Tigre da Paulista.

Gabriel Pitor Oliveira


Um pouco do site
IDENTIFIQUE AS MATÉRIAS

Você, leitor, pode identificar a qual time se refere a postagem olhando o selo no canto superior direito da postagem. Em caso de mais de um time citado na matéria, prevalece o selo do Rio Branco EC.

AGLUTINANDO OS TIMES
Em nossa barra de navegação haverá seis opções além da "home": "Sobre o Acervo" (página atual), "Galerias", "Rio Branco", "Vasco", "Americana EC" e "Acervo de Jogos". Você pode aglutinar a sua pesquisa por time. 

  • Galeria: Na galeria você encontrará fichas de jogadores, técnicos, presidentes e formações de times. A galeria estará em constante atualização e com novas fichas. Inicialmente, postaremos algumas poucas fichas.
  • Rio Branco: Ao clicar na parte "Rio Branco" você será redirecionado a uma página na qual escolherá qual informação (por seção) do Tigre o leitor deseja. Dessa forma, você não precisa ficar "caçando" as matérias pelo site. 
  • Vasco: Ao clicar na parte "Vasco" você também será redirecionado a uma página na qual escolherá qual informação (por seção) do Dragão o leitor deseja.
  • Americana EC: Assim como as duas opções anteriores, ao clicar na parte "Americana EC" você será redirecionado a uma página na qual escolherá qual informação (por seção) do alvi-anil o leitor deseja. 
  • Acervo de Jogos: O Acervo Histórico - Rio Branco EC tem um novo site especialmente para os jogos do Tigre, o Acervo Jogos - Rio Branco EC. Ao clicar, você será automaticamente redirecionado ao acervo de jogos. 

CRÉDITOS
Algumas das fotos vistas neste acervo são de Fernando Guerra, do site Riobrancana, e também de Claudio Gioria, outro historiador do Rio Branco Esporte Clube. Além disso, há registros fotográficos de Sanderson Barbarini, do site Foco no Esporte. Os registros em jornais são do O Liberal e do TodoDia, podendo variar dependendo do post. Muitas das matérias vistas neste acervo são de autoria de Roger Willians, uma vez que fizemos um resgate de todo o acervo que ele possuía em seu antigo site desativado, no qual o autor do "Acervo Rio Branco EC - História", Gabriel Pitor, trabalhou.

0 comments: